Editorial
Caro Leitor
Ficamos muito satisfeitos com o resultado da
primeira edição da Revista Visão GPS. Estamos atingido nossos objetivos e
buscando atender as expectativas de nossos clientes e leitores.
Através desse trabalho estamos descobrindo como as
pessoas são apaixonadas por automóveis e neste curto espaço de tempo, captamos
várias histórias e dicas, essas que vamos compartilhar ao logo desta estrada,
que começou na primeira edição da revista e que pretende percorrer este mundo
de informações.
Esperamos que gostem da 2ª edição tanto quanto da
1ª, que continuem nos acompanhando mensalmente e que você leitor, saiba que
estamos abertos a críticas e sugestões.
Um forte abraço e até a próxima edição!
Briga de Trânsito
Não é de hoje que as pessoas têm se estressado nas
malhas viárias, isso pode acarretar diversos problemas, principalmente no trânsito,
onde o estresse do condutor do veículo aumenta diante de tanta imprudência; o
simples ato de ligar a “seta” para o lado apontado, já é motivo para o outro
motorista aumentar a velocidade de seu veículo justamente na direção alertada
insistentemente pelo “pisca-pisca”; a faixa de “insegurança” é onde os
pedestres correm mais perigo, eles andam nas ruas como se fossem nas calçadas,
que viraram estacionamento; os poucos estacionamentos não dão conta de tanto
carro, assim as ruas também viraram locais “apropriados” para se estacionar,
mas lá também tem “dono” o “flanelinha”, contudo os que “ganham” mais são os
empresários espertalhões, compram alguns metros de terra e transformam no metro
quadrado mais caro que existe, cobram dos desesperados motoristas verdadeiros
absurdos, o mais absurdo ainda é que tem muita gente a fim de pagar por todo
esse “serviço”.

A nossa primordial tarefa de existir e dirigir
diante do caos urbano faz com que a aventura diária de sobrevier perante a
violência, seja mais um motivo de poder agradecer a Deus a calma de esperar o
“maluco” passar, pois o dia dele vai chegar e não é com esse tipo de gente que
você quer terminar seu dia.
Marcelo de Oliveira Souza, sou professor e
escritor.
Seguros
ele foi roubado. A seguradora
paga a indenização?
A maioria das seguradoras indeniza o segurado se
for possível provar que o carro pernoitava regularmente na garagem e a noite do
furto foi uma exceção. Porém, se a empresa provar que o carro pernoitava na rua
habitualmente, pode negar a indenização.
TUA BUZINA NÃO
ME HELICOPTERIZA
USO ADEQUADO
Dicas de convivência no uso da buzina no trânsito
sem bom senso, deixa o trânsito um caos
Em frente a hospitais por exemplo, é muito comum
ouvir vários toques de buzinas: umas breves, outras bastantes "irritadas".
Apesar de placas proibitivas, o uso do equipamento é bastante requisitado, em
sua maioria, por motivos inadequados e impróprios.
Aos apressadinhos, cabe um lembrete: quem for pego,
o condutor perde três pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e multa
de R$ 53,20.
Para especialistas, este sinal sonoro é um
instrumento importante para alertar outros motoristas, mas é freqüentemente
utilizado de maneira equivocada, aumentando o nível de estresse no já
complicado trânsito das grandes cidades.
REAL MOTIVO
Segundo o Código, a buzina pode ser usada só em
duas situações: para fazer advertências necessárias a fim de evitar acidentes e
para anunciar ultra-passagens fora das áreas urbanas. Em ambos os casos, o
toque deve ser breve.
Para os "espertinhos", o péssimo hábito
de buzinar quando o trânsito está engarrafado é considerado um uso indevido,
passível de punição com multa. Também são consideradas infrações de trânsito:
buzinar de modo prolongado, usar a buzina entre as 22h e as 6h ou em locais e
horários proibidos pela sinalização, e utilizar buzina em desacordo com os
padrões e freqüências estabelecidas pelo CONTRAN. É bom salientar que a lei não proíbe a
utilização das buzinas eletrônicas (aquelas que têm som de bicho, frases,
risada), desde que elas não desrespeitem o limite de volume ou de duração.
Mesmo não sendo infração, o uso dessas buzinas não ajuda em nada a prevenção de
acidentes, pelo contrário, pode provocar susto nos pedestres e em outros
motoristas, além de aumentar a poluição sonora urbana.
CONSELHOS A MAIS
Não use na frente de hospitais e outros locais onde
há a placa indicativa de proibição. É óbvio, mas muitos ignoram. Segue algumas
dicas de especialistas, e agentes de trânsito do bom procedimento da buzina.
Chegou no prédio para chamar a namorada?
Não buzine! O ideal é estacionar e ir à portaria.
Ou então, use o celular.
O local é perigoso para ficar esperando?
Combine o horário antes de chegar.
O trânsito está lento?
Não adianta buzinar. Você só vai ficar irritado e
irritar os outros. Se buzina fosse mágica, nenhuma cidade grande teria
engarrafa-mento. Em muitas situações o mais coerente é piscar o farol alto. Em
alguns casos consegue chamar mais a atenção do que a buzina.
Utilize toques curtos em algumas situações.
O toque curto pode alertar sem irritar tanto e pode
até mesmo ser cortês. Quanto mais longo o toque, mais alto o som fica.
Seu time ganhou o jogo?
Buzinaço não! Se for uma região residencial você
pode acordar um bebê dormindo ou alguém doente. Respeite os outros. Se for
final da Copa do Mundo, realmente, é bastante complicado!
CÓDIGO PRÓPRIO
A buzina não existe para ser usada sem real
necessidade. Existem exemplos de uso justificado, ou seja, em emergência.
Outras situações também são justificáveis, como o próprio Código de Trânsito
Brasileiro permite. Em rodovias, locais isolados das áreas urbanas, os
motoristas de caminhão possuem sua própria linguagem de sons e luzes. Uma
espécie de código, para auxílio mútuo. Por exemplo, uma piscada de faróis para
um veículo que siga em frente significa "por favor, dê passagem". A
resposta do motorista da frente pode ser a seta para esquerda (não me ultrapasse
ainda) ou para a direita (pode ultrapassar). Ao ultrapassar, duas rápidas
buzinadas significam "obrigado". Condutores de veículos peque-nos
também podem e devem fazer uso deste código. É uma maneira de se ver que na
estrada, viajam amigos, ainda que desconhecidos. Mas, tirando esses casos, por
favor, só buzine quando for necessário.
SAIBA MAIS
Bom senso: Evite buzinar em frente aos hospitais.
Há vidas humanas em recuperação
Quase monge: Seja tolerante no trânsito. Paciência
não mata ninguém
Horário: Evite o uso da buzina entre 22 horas e 6
horas da manhã
Seja breve: Usar este sinal sonoro com um simples
toque, breve, como advertência ao pedestre ou a outros condutores.
Caso haja um prolongamento, é passível de multa
Permuta: Na ultrapassagem pela esquerda, tente usar
o jogo de luz ao invés do sinal sonoro
Grosseria não: Nunca use a buzina de uma forma
prolongada e sucessivamente a qualquer pretexto. Além de irritar mais você,
deixa outros mais zangados.
Custo:
Considerada infração leve, o motorista leva 3 pontos na carteira e multa de R$
53,20.
Como trocar o Pneu do Carro
Henry Ford foi pioneiro na produção de automóveis em
série, com o seu Ford T, fabricado entre 1908 e 1927, cujas vendas
ultrapassaram 15 milhões de unidades. Hoje em dia, o auto-móvel é indispensável
– são mais de sete milhões de veículos circulando diariamente só na cidade de
São Paulo. Saber trocar o pneu ou a roda de seu carro é essencial para qualquer
motorista.
O ideal é recorrer a alguém especializado no
assunto, mas entender o trabalho desse profissional é de extrema importância,
principalmente em casos de emergência. Confira como trocar a roda ou o pneu de
seu carro em poucos passos.
1
- Ao perceber o problema, tente encontrar um lugar seguro e iluminado para encostar
o carro. Não se esqueça de manter o pisca alerta sempre ligado! Antes de
qualquer coisa, verifique se o freio de mão está puxado e engate a primeira
marcha. A sinalização é muito importante: o triângulo não pode faltar e deve
estar a mais ou menos 20 metros de seu veículo;
Confira se todas as ferramentas necessárias,
macaco e chave de roda, estão no carro;
Pegue o estepe (geralmente guardado no
porta-malas);

Antes
de tirar os parafusos da roda, certifique-se de que o macaco está bem firme.
Encaixe a chave de roda e gire no sentido anti-horário. Caso os parafusos
estejam muito duros, uma boa dica é utilizar a força de seu corpo, pisando na
chave. Apenas solte os parafusos, mantendo-os em seus lugares;

Coloque o estepe no eixo, deixando-o firme.
Utilize nova-mente o macaco, descendo o carro até que o estepe se encaixe
perfeitamente no eixo. Aperte os parafusos com a mão, tomando cuidado para não
desequilibrar o carro;
Desça totalmente o carro e aperte os
parafusos com a chave de roda.
Ao sentir
dificuldades e insegurança após o pneu e roda trocados, não deixe de pedir
ajuda para o seguro ou profissionais de sua confiança.
Pneus furados nunca mais
BLINDAGEM DE PNEUS
Chega
de Pneus furados, evite atrasos em compromissos pessoais e profissionais. Agora
já se pode prevenir furos e pequenos vazamentos, usando essa nova tecnologia,
você consegue uma diminuição surpreendente de custo e aumenta a vida útil dos
pneus, sem falar na economia de combustível entre 1% e 3%.
Como
se sabe o prolongamento da vida útil de um pneu depende da pressão de ar
mantida e todos os fabricantes de pneus alertam que a calibragem incorreta
acarretará em sensível redução de sua vida útil. Pesquisas mostram que cerca de
80% das falhas prematuras dos pneus ocorrem devido a calibragem incorreta.
O
FHX atua diminuindo consideravelmente a perda de pressão, mantendo a calibragem
correta por mais tempo. O FHX Selante
Automotivo se aplica em Carros, Motos, Caminhões, Máquinas Industriais e
Agrícolas (Todos os tipos e modelos de
Pneus).
PRODUTO
Com
o Veículo em movimento, a ação líquida de FHX cobre toda a área de banda de
rodagem do pneu, preparando o produto para vedar qualquer tipo de perda de ar,
veda furos até 1/4 de polegada na banda de rodagem, diminuindo consideravelmente
as despesas com furos nos pneus.
que aconteceu no Centro
Comercial Vista Verde.
Nossa paixão
FUSCA
Ano:1985 Motor 1.600

Quando
peguei o fusca ele estava abandonado em um galpão de uma firma de serralharia,
depois de meses negociando consegui comprá-lo. Comecei a restauração pelo
motor, e quando estava já na fase de funilaria, aconteceu um contra tempo, o
carbura-dor do fusca entupiu e por falta de tempo mandei a um mecânico para realizar
uma limpeza. Quando ficou pronto fui buscá-lo, chegando lá o mecânico funcionou
o motor e vi que estava bom, mas ao virar a esquina o carro começou a falhar, e
quando olhei para o motor havia fogo. Tentei apagar mas meu extintor falhou,
foi ai que o fogo começou a aumentar, nesse momento começaram a aparecer os
vizinhos para me ajudar e conseguimos apagar.
Percebemos
que a parte traseira do carro estava toda danificada pelo fogo. Acionei o
mecânico, ele só mandou dar uma mão de tinta onde tinha queimado e mandou lavar
o motor. Ou seja tive que fazer a mecânica e a elétrica do carro toda. Desde
então estou reformando o fusca aos poucos.
Hoje
não confio em mais ninguém para mexer no fusca. Tudo nele sou eu que faço e
estou determinado em terminar a restauração para deixá-lo como um xodó da minha
família.
confortáveis,
mas
cada
época
tem
seu charme, e esse
com
certeza foi especial!!
André Gasolina e seu filho Vitor Guimarães |
Phantom
Two Door de Luxe
Ford 1929 de Pai para Filho
Foram
11 meses de negociação que até poderia ter me rendido um diploma de psicologia,
pois não foi fácil convencer aquele senhor e sua esposa do interior da cidade
de Itapecerica da Serra, São Paulo. Mas clássicos são clássicos, ainda mais
quando se trata de um Ford 1929 cujo modelo é ``Phantom Two Door de Luxe´´, ou
seja pouquíssimas unidades fabricadas, inclusive nos EUA.
Desde
que surgiu em Taubaté ele não foi deixado de lado, trabalhei nele por cerca de
um ano. Desde então venho fazendo vários passeios com ele pelo Vale, Litoral e
Serra da Mantiqueira.
A
mecânica dele é atualizada, um 2.5 Chevrolet
já consagrado e muito confiável, enfim é um carro que já foi comprado
com a intenção de passar de pai para filho, uma forma de estreitar os laços de
amizade e companheirismo e ampliar a gama de amigos e divulgar a cultura
``roder´´ pelo pais.
Texto:
André Gasolina
Aqui
o seu e-mail pode virar uma boa ideia e aparecer nesta página.
Contribua!
Sua participação é


O fechamento do cruzamento da Rua dos Ferreiros para a Avenida Presidente Tancredo Neves no Novo Horizonte, melhorou muito a questão dos acidentes, porém, observamos que alguns motoristas não se preocupando com o cruzamento, trafegam em alta velocidade causando assim dificuldade para a travessia de pedestres e levando o perigo um pouco mais para a frente, pode ocorrer colisão traseira com os motoristas que precisam retornar sentido centro. Na foto ao lado a indicação do retorno.
Nossa
sugestão ao órgão competente seria uma LOMBADA ELETRÔNICA no local, para evitar
novos acidentes, como os que já aconteceram.

Os
motoristas e passageiros que forem flagrados em situação irregular serão
autuados.
No
caso de motorista ou passageiro com viseira levantada ou sem óculos de proteção
a infração é considerada leve e resulta em três pontos na Carteira Nacional de
Habilitação (CNH), com multa de R$ 53,20. Para condutores e passageiros
autuados por estar com equipamentos fora das especificações, a infração é
considerada grave e resulta em multa de R$ 127,69 e perda de cinco pontos na
carteira. Em caso de motoristas e passageiros flagrados sem capacete, a
infração é considerada gravíssima e ocasiona sete pontos na CNH, multa de R$
191,54, retenção da CNH e suspensão do direito de dirigir.
A
resolução estabelece que tanto motoristas como passageiros que trafeguem em
motocicletas devem usar capacete com viseira ou, na falta de viseira, óculos de
proteção, certificados por organismos credenciados ao Instituto Nacional de
Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), e que os equipa-mentos devem
estar em boas condições de uso.
Pela
resolução, o uso da viseira abaixada é obrigatório quando os veículos estiverem
em circulação. A mesma regra vale para os óculos de proteção, caso o capacete
não seja equipado com viseira.
Durante
a noite, motoristas e passageiros devem usar viseira no padrão cristal (transparente).
INSULFILM AUTOMOTIVO
Um
acessório que tem se tornado muito comum para vários proprietários de carros
são as películas, pois as pessoas se sentem mais seguras pelo fato de não serem
observadas por quem está fora do carro.
Principalmente
as mulheres tem mostrado grande interesse nesse acessório, pois raramente elas
são vistas em um carro que não tenha insulfilm.
Além
das películas tradicionais existem também películas de segurança anti-impacto
(anti-vandalismo).
O pára-brisa deve permitir a passagem de 75% da Luminosidade
A
transmissão luminosa nos vidros laterais dianteiros deve ser de 70%
Os
vidros traseiros podem permitir apenas 28% da luminosidade
Quem
desrespeitar a lei receberá multa de R$ 127,69 (valor para multas consideradas
graves pelo Código de Trânsito Brasileiro). Receberá ainda cinco pontos na
Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e ainda terá a retenção do veículo, que
só será liberado depois que a película for trocada.
Fonte:
Resolução 254 do Contran
As
películas dos carros devem seguir os padrões exigidos pelo órgão que
regulamenta o uso em automóveis, que é o Contran. Porém, a fiscalização deixa a
desejar, isso porque o aparelho que é utilizado para verificar o índice de
luminosidade das películas não foi regulamentado.
O
Contran está no processo de regulamentação do aparelho que mede a transparência
das películas. O órgão ainda está preparando novas normas de fiscalização, que preveem o uso do medidor.
O
processo de fiscalização deverá ser obrigatório, para todos os veículos que
possuem película insulfilme. Antes dessa regulamentação a fiscalização era feita
por uma chancela que o instalador põe nas películas que são instaladas mas,
depois da regulamentação será feita através do aparelho medidor de transmitância
luminosa, que é aprovado pelo Inmetro e Denatran.
Hoje
em dia as multas aplicadas por causa das películas que não estão dentro dos
padrões do órgão regulamentador, são aplicadas por não conter a chancela e
documento do órgão instalador, pois são exigidos na fiscalização já que muitos motoristas
preferem o insulfilme mais escuro que o permitido.
O
uso de películas é liberado, porém não deve ferir o Código de Trânsito
Brasileiro, que permite 75% de
transparência no pára-brisa, 70% nos vidros laterais dianteiros e, no restante
50%. O grau de visibilidade dos vidros traseiros foi alterado, o nível é até
28%.
O
carro que está com suas películas fora da norma deverá ser multado em R$127,69
e ganhará 5 pontos em sua carteira de habilitação.
É
uma infração grave, pois com o Insulfilme muito escuro diminui a visualização de
obstáculos na pista.

Amortecedores
Afinal para que serve o amortecedor?

1
- Manter o contato dos pneus com o solo.
2
- Controlar os movimentos de abertura e fechamento das molas.
3
- Proporcionar conforto, estabilidade e segurança ao veículo.
AS
FUNÇÕES BÁSICAS DO AMORTECEDOR CONTRIBUEM
SIGNIFICATIVAMENTE
PARA MELHORAR A
DIRIGIBILIDADE
DO VEÍCULO, PROPORCIONANDO:
Controle
do movimento da suspensão, diminuição da distância de frenagem, redução do desgaste
dos pneus, diminuição do desgaste dos componentes da suspensão, conservação dos
pneus em permanente contato com o solo, controle da movimentação das molas,
sustentação do alinhamento das rodas, domínio da movimentação do veículo:
rolagem, balanço, mergulho e subida na aceleração, redução da fadiga do
motorista.
Analisando
o funcionamento do automóvel como um todo, podemos afirmar sem dúvida alguma
que os amortecedores são componentes essenciais para a dirigibilidade do
veículo.
O
que é amortecedor recondicionado?

No
final das contas não vale a pena arriscar, utilize sempre peças novas para a
sua segurança e de sua família.
Rodar com o automóvel sem os equipamentos obrigatórios pode resultar em multa e até apreensão do veículo. Mas essa não é a única obrigação do motorista. É necessário que todos estejam com o prazo de garantia válido. Por exemplo, não basta ter um extintor no carro como explicamos na edição passada, se ele estiver vencido.
Veja
abaixo 10 itens obrigatórios para os automóveis, nesta edição saiba como manter
em dia e o valor da multa caso você seja flagrado irregular sem as luzes
- LUZES
-
Freio de estacionamento
-
Ferramentas
-
Estepe
-
Espelhos
-
Buzina
-
Extintor de incêndio
-
Limpador de parabrisa
-
Cintos
-
Pneus
LUZES - Todas as luzes indicadoras de direção,
lanternas e freio devem estar funcionando. A multa para o condutor que circula
com uma das lâmpadas queimada, ou com defeito no sistema de iluminação é de R$
86,13.
![]() |
Vista da 1ª fábrica da FORD no Brasil em 1919
|
![]() |
O ÊXITO DO T Em 1924, as vendas chegavam a
24.450 unidades.
|
![]() |
Em 1927 Henry Ford anunciou o final da produção do modelo T e as modificações para a fabricação de um novo automóvel: o modelo A. |
O
produto, que dá a partida na História da Ford, é o Modelo A, em 1903, com 1.708
unidades produzidas em apenas um ano. As letras, de certa maneira, estão ligadas
à História da Ford.
A
Ford é sinônimo de auto-móvel e inovação há mais de 100 anos. Foi a primeira
indústria automobilística a se instalar no Brasil, em 1919.
Com
tudo isso a Ford motor Company até hoje se mantém no rol das montadoras de vanguarda
na indústria automobilística mundial, atravessando barreiras criando modelos
inovadores e ícones da indústria mundial tal como o Ford modelo "T" e
"A" até hoje tem milhões de ``fãs´´ por todo o mundo!
Texto:
André Gasolina
Humor
Motorista Novo
Um
jovem tinha acabado de tirar a carteira de motorista e resolveu levar a mãe em
casa pela primeira vez. O filho ia falante e a mãe, monossilábica. Quando
chegaram em casa, a mãe saltou do carro e disse:
-
Muito obrigada!
-
De nada mamãe. Quando você precisar é só chamar!
-
Respondeu o garoto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário