quarta-feira, 9 de abril de 2014


Editorial

Caro Leitor

Ficamos muito satisfeitos com o resultado da primeira edição da Revista Visão GPS. Estamos atingido nossos objetivos e buscando atender as expectativas de nossos clientes e leitores.
Através desse trabalho estamos descobrindo como as pessoas são apaixonadas por automóveis e neste curto espaço de tempo, captamos várias histórias e dicas, essas que vamos compartilhar ao logo desta estrada, que começou na primeira edição da revista e que pretende percorrer este mundo de informações.
Esperamos que gostem da 2ª edição tanto quanto da 1ª, que continuem nos acompanhando mensalmente e que você leitor, saiba que estamos abertos a críticas e sugestões.
Um forte abraço e até a próxima edição!




Briga de Trânsito

Um dos problemas das grandes cidades é o fluxo populacional e de automóveis, por conseqüência o caos no trânsito.
Não é de hoje que as pessoas têm se estressado nas malhas viárias, isso pode acarretar diversos problemas, principalmente no trânsito, onde o estresse do condutor do veículo aumenta diante de tanta imprudência; o simples ato de ligar a “seta” para o lado apontado, já é motivo para o outro motorista aumentar a velocidade de seu veículo justamente na direção alertada insistentemente pelo “pisca-pisca”; a faixa de “insegurança” é onde os pedestres correm mais perigo, eles andam nas ruas como se fossem nas calçadas, que viraram estacionamento; os poucos estacionamentos não dão conta de tanto carro, assim as ruas também viraram locais “apropriados” para se estacionar, mas lá também tem “dono” o “flanelinha”, contudo os que “ganham” mais são os empresários espertalhões, compram alguns metros de terra e transformam no metro quadrado mais caro que existe, cobram dos desesperados motoristas verdadeiros absurdos, o mais absurdo ainda é que tem muita gente a fim de pagar por todo esse “serviço”.
O bom motorista, vive num “inferno” pois dividir o trânsito com pessoas sem caráter, sem amor à própria vida, tampouco amor ao próximo virou a única normativa dos loucos do volante, que desaprenderam todos os preceitos da auto-escola, pois essas instituições não conseguem ensinar ``monstros´´ a ser gente, isso é caso de polícia, que já está preocupada com outras tantas difíceis tarefas.
A nossa primordial tarefa de existir e dirigir diante do caos urbano faz com que a aventura diária de sobrevier perante a violência, seja mais um motivo de poder agradecer a Deus a calma de esperar o “maluco” passar, pois o dia dele vai chegar e não é com esse tipo de gente que você quer terminar seu dia.

Marcelo de Oliveira Souza, sou professor e escritor.

Seguros



Não guardei o meu carro na garagem a noite e
ele foi roubado. A seguradora
paga a indenização?

A maioria das seguradoras indeniza o segurado se for possível provar que o carro pernoitava regularmente na garagem e a noite do furto foi uma exceção. Porém, se a empresa provar que o carro pernoitava na rua habitualmente, pode negar a indenização.





TUA BUZINA NÃO 

ME HELICOPTERIZA





USO ADEQUADO

Dicas de convivência no uso da buzina no trânsito

O alerta sonoro é importante para evitar acidentes, mas, se usada
sem bom senso, deixa o trânsito um caos


  Em frente a hospitais por exemplo, é muito comum ouvir vários toques de buzinas: umas breves, outras bastantes "irritadas". Apesar de placas proibitivas, o uso do equipamento é bastante requisitado, em sua maioria, por motivos inadequados e impróprios.
  Aos apressadinhos, cabe um lembrete: quem for pego, o condutor perde três pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e multa de R$ 53,20.
  Para especialistas, este sinal sonoro é um instrumento importante para alertar outros motoristas, mas é freqüentemente utilizado de maneira equivocada, aumentando o nível de estresse no já complicado trânsito das grandes cidades.
REAL MOTIVO
  Segundo o Código, a buzina pode ser usada só em duas situações: para fazer advertências necessárias a fim de evitar acidentes e para anunciar ultra-passagens fora das áreas urbanas. Em ambos os casos, o toque deve ser breve.
  Para os "espertinhos", o péssimo hábito de buzinar quando o trânsito está engarrafado é considerado um uso indevido, passível de punição com multa. Também são consideradas infrações de trânsito: buzinar de modo prolongado, usar a buzina entre as 22h e as 6h ou em locais e horários proibidos pela sinalização, e utilizar buzina em desacordo com os padrões e freqüências estabelecidas pelo CONTRAN.  É bom salientar que a lei não proíbe a utilização das buzinas eletrônicas (aquelas que têm som de bicho, frases, risada), desde que elas não desrespeitem o limite de volume ou de duração. Mesmo não sendo infração, o uso dessas buzinas não ajuda em nada a prevenção de acidentes, pelo contrário, pode provocar susto nos pedestres e em outros motoristas, além de aumentar a poluição sonora urbana.
CONSELHOS A MAIS
  Não use na frente de hospitais e outros locais onde há a placa indicativa de proibição. É óbvio, mas muitos ignoram. Segue algumas dicas de especialistas, e agentes de trânsito do bom procedimento da buzina.
  Chegou no prédio para chamar a namorada?
  Não buzine! O ideal é estacionar e ir à portaria. Ou então, use o celular.
  O local é perigoso para ficar esperando?
  Combine o horário antes de chegar.
  O trânsito está lento?
  Não adianta buzinar. Você só vai ficar irritado e irritar os outros. Se buzina fosse mágica, nenhuma cidade grande teria engarrafa-mento. Em muitas situações o mais coerente é piscar o farol alto. Em alguns casos consegue chamar mais a atenção do que a buzina.
  Utilize toques curtos em algumas situações.
  O toque curto pode alertar sem irritar tanto e pode até mesmo ser cortês. Quanto mais longo o toque, mais alto o som fica.
  Seu time ganhou o jogo?
  Buzinaço não! Se for uma região residencial você pode acordar um bebê dormindo ou alguém doente.        Respeite os outros. Se for final da Copa do Mundo, realmente, é bastante complicado!
CÓDIGO PRÓPRIO
  A buzina não existe para ser usada sem real necessidade. Existem exemplos de uso justificado, ou seja, em emergência. Outras situações também são justificáveis, como o próprio Código de Trânsito Brasileiro permite. Em rodovias, locais isolados das áreas urbanas, os motoristas de caminhão possuem sua própria linguagem de sons e luzes. Uma espécie de código, para auxílio mútuo. Por exemplo, uma piscada de faróis para um veículo que siga em frente significa "por favor, dê passagem". A resposta do motorista da frente pode ser a seta para esquerda (não me ultrapasse ainda) ou para a direita (pode ultrapassar). Ao ultrapassar, duas rápidas buzinadas significam "obrigado". Condutores de veículos peque-nos também podem e devem fazer uso deste código. É uma maneira de se ver que na estrada, viajam amigos, ainda que desconhecidos. Mas, tirando esses casos, por favor, só buzine quando for necessário.
SAIBA MAIS
  Bom senso: Evite buzinar em frente aos hospitais. Há vidas humanas em recuperação
  Quase monge: Seja tolerante no trânsito. Paciência não mata ninguém
  Horário: Evite o uso da buzina entre 22 horas e 6 horas da manhã
  Seja breve: Usar este sinal sonoro com um simples toque, breve, como advertência ao pedestre ou a outros condutores.
  Caso haja um prolongamento, é passível de multa
  Permuta: Na ultrapassagem pela esquerda, tente usar o jogo de luz ao invés do sinal sonoro
  Grosseria não: Nunca use a buzina de uma forma prolongada e sucessivamente a qualquer pretexto. Além de irritar mais você, deixa outros mais zangados.

Custo: Considerada infração leve, o motorista leva 3 pontos na carteira e multa de R$ 53,20.


Como trocar o Pneu do Carro

Henry Ford foi pioneiro na produção de automóveis em série, com o seu Ford T, fabricado entre 1908 e 1927, cujas vendas ultrapassaram 15 milhões de unidades. Hoje em dia, o auto-móvel é indispensável – são mais de sete milhões de veículos circulando diariamente só na cidade de São Paulo. Saber trocar o pneu ou a roda de seu carro é essencial para qualquer motorista.
  O ideal é recorrer a alguém especializado no assunto, mas entender o trabalho desse profissional é de extrema importância, principalmente em casos de emergência. Confira como trocar a roda ou o pneu de seu carro em poucos passos.
1 - Ao perceber o problema, tente encontrar um lugar seguro e iluminado para encostar o carro. Não se esqueça de manter o pisca alerta sempre ligado! Antes de qualquer coisa, verifique se o freio de mão está puxado e engate a primeira marcha. A sinalização é muito importante: o triângulo não pode faltar e deve estar a mais ou menos 20 metros de seu veículo;
  Confira se todas as ferramentas necessárias, macaco e chave de roda, estão no carro;
 Pegue o estepe (geralmente guardado no porta-malas);
  Coloque o macaco embaixo do carro, procurando encaixá-lo cor-retamente. Vá girando a manivela, de maneira a deixar o macaco bem firme entre o chão e o carro, sem tirar o pneu do chão;
Antes de tirar os parafusos da roda, certifique-se de que o macaco está bem firme. Encaixe a chave de roda e gire no sentido anti-horário. Caso os parafusos estejam muito duros, uma boa dica é utilizar a força de seu corpo, pisando na chave. Apenas solte os parafusos, mantendo-os em seus lugares;
  Desencoste o pneu do chão, utilizando o macaco – não é    necessário elevar excessiva-mente: quanto mais alto, mais difícil de descer. Agora tire totalmente os parafusos. Quando a roda estiver solta, basta puxá-la com as mãos.
  Coloque o estepe no eixo, deixando-o firme. Utilize nova-mente o macaco, descendo o carro até que o estepe se encaixe perfeitamente no eixo. Aperte os parafusos com a mão, tomando cuidado para não desequilibrar o carro;
  Desça totalmente o carro e aperte os parafusos com a chave de roda.

Ao sentir dificuldades e insegurança após o pneu e roda trocados, não deixe de pedir ajuda para o seguro ou profissionais de sua confiança.





Pneus furados nunca mais

BLINDAGEM DE PNEUS

Chega de Pneus furados, evite atrasos em compromissos pessoais e profissionais. Agora já se pode prevenir furos e pequenos vazamentos, usando essa nova tecnologia, você consegue uma diminuição surpreendente de custo e aumenta a vida útil dos pneus, sem falar na economia de combustível entre 1%  e  3%.
Como se sabe o prolongamento da vida útil de um pneu depende da pressão de ar mantida e todos os fabricantes de pneus alertam que a calibragem incorreta acarretará em sensível redução de sua vida útil. Pesquisas mostram que cerca de 80% das falhas prematuras dos pneus ocorrem devido a calibragem incorreta.
O FHX atua diminuindo consideravelmente a perda de pressão, mantendo a calibragem correta por mais tempo. O FHX Selante  Automotivo se aplica em Carros, Motos, Caminhões, Máquinas Industriais e Agrícolas  (Todos os tipos e modelos de Pneus).
 PRODUTO
 Com o Veículo em movimento, a ação líquida de FHX cobre toda a área de banda de rodagem do pneu, preparando o produto para vedar qualquer tipo de perda de ar, veda furos até 1/4 de polegada na banda de rodagem, diminuindo consideravelmente as despesas com furos nos pneus.

Mais informações c/ Hofmann Tel.: (12) 7813-6112 / ID 672 *27701










            TODO 2º DOMINGO DE CADA MÊS



Confira as fotos do 12º Encontro de carros Antigos
que aconteceu no Centro Comercial Vista Verde.
São José dos Campos, no dia 09/03/2014

































































Nossa paixão

FUSCA

Ano:1985 Motor 1.600

Eu adquiri o fusca por ser uma paixão, esta que herdei do meu avô e como hobby, adoro restaurar e personalizar.
Quando peguei o fusca ele estava abandonado em um galpão de uma firma de serralharia, depois de meses negociando consegui comprá-lo. Comecei a restauração pelo motor, e quando estava já na fase de funilaria, aconteceu um contra tempo, o carbura-dor do fusca entupiu e por falta de tempo mandei a um mecânico para realizar uma limpeza. Quando ficou pronto fui buscá-lo, chegando lá o mecânico funcionou o motor e vi que estava bom, mas ao virar a esquina o carro começou a falhar, e quando olhei para o motor havia fogo. Tentei apagar mas meu extintor falhou, foi ai que o fogo começou a aumentar, nesse momento começaram a aparecer os vizinhos para me ajudar e conseguimos apagar.
Percebemos que a parte traseira do carro estava toda danificada pelo fogo. Acionei o mecânico, ele só mandou dar uma mão de tinta onde tinha queimado e mandou lavar o motor. Ou seja tive que fazer a mecânica e a elétrica do carro toda. Desde então estou reformando o fusca aos poucos.
Hoje não confio em mais ninguém para mexer no fusca. Tudo nele sou eu que faço e estou determinado em terminar a restauração para deixá-lo como um xodó da minha família.



Maria Benedita Dias Chaves


Os carros de hoje são
modernos, luxuosos,
confortáveis, mas
cada época
tem seu charme, e esse
com certeza foi especial!!









André Gasolina e seu filho Vitor Guimarães

Phantom Two Door de Luxe

Ford 1929 de Pai para Filho

Eu o adquiri em 2009 de um herdeiro que o tirou novo, tive que trocar por uma replica de Porsche novinha em folha, ou seja paguei por ele 45 mil nos cacarecos, para começar a restaurar, trocar a mecânica etc...
Foram 11 meses de negociação que até poderia ter me rendido um diploma de psicologia, pois não foi fácil convencer aquele senhor e sua esposa do interior da cidade de Itapecerica da Serra, São Paulo. Mas clássicos são clássicos, ainda mais quando se trata de um Ford 1929 cujo modelo é ``Phantom Two Door de Luxe´´, ou seja pouquíssimas unidades fabricadas, inclusive nos EUA.
Desde que surgiu em Taubaté ele não foi deixado de lado, trabalhei nele por cerca de um ano. Desde então venho fazendo vários passeios com ele pelo Vale, Litoral e Serra da Mantiqueira.
A mecânica dele é atualizada, um 2.5 Chevrolet  já consagrado e muito confiável, enfim é um carro que já foi comprado com a intenção de passar de pai para filho, uma forma de estreitar os laços de amizade e companheirismo e ampliar a gama de amigos e divulgar a cultura ``roder´´ pelo pais.

Texto: André Gasolina









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O fechamento do cruzamento da Rua dos Ferreiros para a Avenida Presidente Tancredo Neves no Novo Horizonte, melhorou muito a questão dos acidentes, porém, observamos que alguns motoristas não se preocupando com o cruzamento, trafegam em alta velocidade causando assim dificuldade para a travessia de pedestres e levando o perigo um pouco mais para a frente, pode ocorrer colisão traseira com os motoristas que precisam retornar sentido centro. Na foto ao lado a indicação do retorno.
Nossa sugestão ao órgão competente seria uma LOMBADA ELETRÔNICA no local, para evitar novos acidentes, como os que já aconteceram.















Uso Correto da Viseira




A Resolução 453 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), disciplina o uso de capacete, viseira e óculos de proteção para condutor e passageiro de motocicletas, ciclomotores, triciclos motorizados e quadriciclos motorizados.
Os motoristas e passageiros que forem flagrados em situação irregular serão autuados.
No caso de motorista ou passageiro com viseira levantada ou sem óculos de proteção a infração é considerada leve e resulta em três pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), com multa de R$ 53,20. Para condutores e passageiros autuados por estar com equipamentos fora das especificações, a infração é considerada grave e resulta em multa de R$ 127,69 e perda de cinco pontos na carteira. Em caso de motoristas e passageiros flagrados sem capacete, a infração é considerada gravíssima e ocasiona sete pontos na CNH, multa de R$ 191,54, retenção da CNH e suspensão do direito de dirigir.
A resolução estabelece que tanto motoristas como passageiros que trafeguem em motocicletas devem usar capacete com viseira ou, na falta de viseira, óculos de proteção, certificados por organismos credenciados ao Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), e que os equipa-mentos devem estar em boas condições de uso.
Pela resolução, o uso da viseira abaixada é obrigatório quando os veículos estiverem em circulação. A mesma regra vale para os óculos de proteção, caso o capacete não seja equipado com viseira.
Durante a noite, motoristas e passageiros devem usar viseira no padrão cristal (transparente).





INSULFILM AUTOMOTIVO


Um acessório que tem se tornado muito comum para vários proprietários de carros são as películas, pois as pessoas se sentem mais seguras pelo fato de não serem observadas por quem está fora do carro.
Principalmente as mulheres tem mostrado grande interesse nesse acessório, pois raramente elas são vistas em um carro que não tenha insulfilm.
Além das películas tradicionais existem também películas de segurança anti-impacto (anti-vandalismo).

Entenda a Lei













O pára-brisa deve permitir a passagem de 75% da Luminosidade
A transmissão luminosa nos vidros laterais dianteiros deve ser de 70%
Os vidros traseiros podem permitir apenas 28% da luminosidade

Quem desrespeitar a lei receberá multa de R$ 127,69 (valor para multas consideradas graves pelo Código de Trânsito Brasileiro). Receberá ainda cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e ainda terá a retenção do veículo, que só será liberado depois que a película for trocada.

Fonte: Resolução 254 do Contran

As películas dos carros devem seguir os padrões exigidos pelo órgão que regulamenta o uso em automóveis, que é o Contran. Porém, a fiscalização deixa a desejar, isso porque o aparelho que é utilizado para verificar o índice de luminosidade das películas não foi regulamentado.
O Contran está no processo de regulamentação do aparelho que mede a transparência das películas. O órgão ainda está preparando novas normas de fiscalização, que preveem o uso do medidor.
O processo de fiscalização deverá ser obrigatório, para todos os veículos que possuem película insulfilme. Antes dessa regulamentação a fiscalização era feita por uma chancela que o instalador põe nas películas que são instaladas mas, depois da regulamentação será feita através do aparelho medidor de transmitância luminosa, que é aprovado pelo Inmetro e Denatran.
Hoje em dia as multas aplicadas por causa das películas que não estão dentro dos padrões do órgão regulamentador, são aplicadas por não conter a chancela e documento do órgão instalador, pois são exigidos na fiscalização já que muitos motoristas preferem o insulfilme mais escuro que o permitido.
O uso de películas é liberado, porém não deve ferir o Código de Trânsito Brasileiro, que permite  75% de transparência no pára-brisa, 70% nos vidros laterais dianteiros e, no restante 50%. O grau de visibilidade dos vidros traseiros foi alterado, o nível é até 28%.
O carro que está com suas películas fora da norma deverá ser multado em R$127,69 e ganhará 5 pontos em sua carteira de habilitação.
É uma infração grave, pois com o Insulfilme muito escuro diminui a visualização de obstáculos na pista.





Amortecedores

Afinal para que serve o amortecedor?

1 - Manter o contato dos pneus com o solo.
2 - Controlar os movimentos de abertura e fechamento das molas.
3 - Proporcionar conforto, estabilidade e segurança ao veículo.

AS FUNÇÕES BÁSICAS DO AMORTECEDOR CONTRIBUEM
SIGNIFICATIVAMENTE PARA MELHORAR A
DIRIGIBILIDADE DO VEÍCULO, PROPORCIONANDO:

Controle do movimento da suspensão, diminuição da distância de frenagem, redução do desgaste dos pneus, diminuição do desgaste dos componentes da suspensão, conservação dos pneus em permanente contato com o solo, controle da movimentação das molas, sustentação do alinhamento das rodas, domínio da movimentação do veículo: rolagem, balanço, mergulho e subida na aceleração, redução da fadiga do motorista.
Analisando o funcionamento do automóvel como um todo, podemos afirmar sem dúvida alguma que os amortecedores são componentes essenciais para a dirigibilidade do veículo.
O que é amortecedor recondicionado?
Os amortecedores recondicionados são peças usadas, que passam por uma espécie de reforma, em itens já comprometidos, substituindo-os por peças usadas e até mesmo inadequadas para aquele modelo de veículo. Por isso, agravam-se os riscos de perda de estabilidade, trepidações, aumento da distância de frenagem, ruídos, aquaplanagem e desgaste prematuro dos pneus. Em alguns casos, no processo de recondicionamento é utilizado um tipo de óleo não especificado para amortecedores, fazendo com que o componente apresente uma diferença na carga de amortecimento.
No final das contas não vale a pena arriscar, utilize sempre peças novas para a sua segurança e de sua família.







Rodar com o automóvel sem os equipamentos obrigatórios pode resultar em multa e até apreensão do veículo. Mas essa não é a única obrigação do motorista. É necessário que todos estejam com o prazo de garantia válido. Por exemplo, não basta ter um extintor no carro como explicamos na edição passada, se ele estiver vencido.

Veja abaixo 10 itens obrigatórios para os automóveis, nesta edição saiba como manter em dia e o valor da multa caso você seja flagrado irregular sem as luzes




- LUZES
- Freio de estacionamento 
- Ferramentas
- Estepe
- Espelhos
- Buzina
- Extintor de incêndio
- Limpador de parabrisa
- Cintos
- Pneus 

LUZES  - Todas as luzes indicadoras de direção, lanternas e freio devem estar funcionando. A multa para o condutor que circula com uma das lâmpadas queimada, ou com defeito no sistema de iluminação é de R$ 86,13.











Vista da 1ª fábrica da FORD no Brasil em 1919


O ÊXITO DO T Em 1924, as vendas chegavam a
24.450 unidades.




Em 1927 Henry Ford anunciou o final da
produção do modelo T e as modificações para a
fabricação de um novo automóvel: o modelo A.
Em 1º outubro de 1908, a Ford lança no mercado dos Estados Unidos, o seu Modelo T, um veículo confiável, robusto, seguro, simples de dirigir e principalmente barato com 2.900 cm3 de cilindrada e 17 cv. de potência. Velocidade máxima: 75 km/h Qualquer um era capaz de dirigí-lo ou consertá-lo, sem precisar de motorista ou mecânico. A fabricação desse modelo ganharia notável incremento a partir de 1913, quando Henry Ford, inspirado nos processos produtivos dos revólveres Colt e das máquinas de costura Singer, implanta a linha de montagem e a produção em série, revolucionando a indústria automobilística. O T era o primeiro carro projetado para a manufatura, A indústria automobilística começou a partir deste momento, pois, até então, fabricado artesanal-mente, o automóvel ainda era visto com desconfiança pelos americanos. Não passava de um brinquedo barulhento, perigoso e caro. Com estas inovações, em vez de um operário ficar responsável pela produção de todas as etapas de um carro, várias pessoas ficavam responsáveis pela produção de etapas distintas de vários carros. Henry Ford criou um engenhoso sistema de esteira, que movimentava o carro em produção em frente aos operários, para que cada um executasse a sua etapa. Isto aumentou em muito a produtividade, pois um carro ficava pronto a cada minuto. Em conseqüência, o custo de cada unidade caiu em relação aos concorrentes existentes no mercado. E a queda de preço foi constante: em 1908, ano de seu lançamento, a unidade custava US$ 850. Já em 1927, último ano de sua fabricação, o preço havia despencado para US$ 290. Por estas razões, o T conquistou o público americano e de outros países. Em 1914 é iniciada sua fabricação na Argentina. Durante a Primeira Guerra Mundial, o Modelo T foi empregado amplamente, até mesmo como ambulância, e correspondeu nas condições mais adversas. O recorde de quase vinte anos de produção e mais de quinze milhões de unidades produzidas, só foi superado em 1972 pelo Fusca. Como parte das comemorações de seu centenário, em 2003, a Ford restaurou seis unidades do Modelo T. A versão de 2003, denominada Modelo T-100, foi fabricada totalmente à mão, sendo idêntica à original de 1914.
O produto, que dá a partida na História da Ford, é o Modelo A, em 1903, com 1.708 unidades produzidas em apenas um ano. As letras, de certa maneira, estão ligadas à História da Ford.
A Ford é sinônimo de auto-móvel e inovação há mais de 100 anos. Foi a primeira indústria automobilística a se instalar no Brasil, em 1919.
Com tudo isso a Ford motor Company até hoje se mantém no rol das montadoras de vanguarda na indústria automobilística mundial, atravessando barreiras criando modelos inovadores e ícones da indústria mundial tal como o Ford modelo "T" e "A" até hoje tem milhões de ``fãs´´ por todo o mundo!

Texto: André Gasolina



Humor

Motorista Novo

Um jovem tinha acabado de tirar a carteira de motorista e resolveu levar a mãe em casa pela primeira vez. O filho ia falante e a mãe, monossilábica. Quando chegaram em casa, a mãe saltou do carro e disse:
- Muito obrigada!
- De nada mamãe. Quando você precisar é só chamar!
- Respondeu o garoto.

- Eu não estava falando com você querido, e sim com o bom Deus.






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